sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Starbucks bem mais ou menos.

Meus amigos internautas , me desculpem, se for o caso de eu pedir desculpas, porque agora vou falar da Starbucks, a rede de lanchonetes conhecida mundialmente por seus cafés. É provável que alguém diga: Pô, o cara só fala mal! Enfim que se *@$%&!@)!#! Acontece que a Starbucks é uma marca amplamente citada nos livros de marketing como exemplo e referência de sucesso e coisa e tal. Quem curte marketing sabe do que estou falando. Quem não curte, certamente já ouviu falar da marca. Pois bem, em Paris na praça La Défense, onde há o que pode haver de mais moderno em arquitetura , tem uma loja da Starbucks, fomos até lá tomar um “cafezito”. Fiquei deveras surpreso ao ver a decadência da loja. Suja, as paredes tinham seus rodapés descascados pela humidade, o piso esburacado. Um lixo.  ( confira foto ) Fui em outra no centro de Paris e a situação não era nada boa, havia mesas e chão sujos. Será que os CEOs da marca sabem do que acontece com suas franqueadas? Acho que não. Que me desculpem os amantes da marca, mas não pode haver tolerância para falta de manutenção e sujeira.. Ah, o café estava uma delícia!!!  Porém não pude olhar as máquinas muito de perto para verificar se estavam limpas.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Impressões do Mc Donald's







Hoje após 2 horas de caminhada, do Arco do Triunfo ao bairro Quartier Latin, o cansaço e o calor que fazia na noite de Paris e ainda a pizza com anchovas apreciada na Avenida Dês Champs Elysees, assombrou-nos uma sede daquelas. Eis que passávamos em frente a um Mc Donald’s. Não sou fã do Mc. , pelo simples fato de seus lanches serem “mortais”, mas não resisto a Coca-cola do Mc. Até aí tudo certo, meros comentários pessoais, porém o que me surpreendeu foi o atendimento na maquina eletrônica. Você vai na máquina - dentro do restaurante obviamente - digita seu pedido, passa seu cartão de débito, apanha o recibo e vai direto ao balcão onde tem alguém com seu pedido na mão para lhe entregar. Sem perda de tempo, perfeito.
E por falar em “lanches mortais” é interessante a decoração da loja. Sabiamente os marketeiros do Mc., decoram as paredes da loja com imagens de frutas saudáveis, tons de verde, tudo para dar a impressão de comida saudável. Impressões.

domingo, 30 de agosto de 2009

Marketing pra Deus.







Agora marketing bom é o da igreja católica. Claro há séculos que ela foi a pioneira. É muito raro na Europa, pelo menos nas cidades que visitei , encontrar alguma igreja que não se pague para entrar. “Pague para entrar, reze para sair.” Assim é em Roma, Veneza, Florença, Barcelona , Londres e por aí vai. Em paris também paga-se para visitar as igrejas, com exceção da Catedral de Notre Dame. Porém, as despesas devem ser grandes para manter um monumento dessa magnitude. Sua obra foi iniciada em 1169 e levou 200 anos para ser erguida. Napoleão foi coroado ali em 1804. Pois bem, você não paga para entrar, o que é ótimo, mas se você quiser fazer uma reza, e reza boa tem que acender vela, você paga de 2 a 5 euros para acender uma velinha. Tudo certo, mas a sacanagem é que logo enche de velas no “porta velas” e vem um carinha lá e põe sua vela no lixo para dar espaço para outras. É a vela de 7 minutos. Deus que me perdoe!

Crise em Paris??? 30 de agosto 2009







Estive em Paris em setembro de 2008 e não se via vitrines com promoções de desconto nem muitos mendigos na rua. Agora , agosto de 2009, muita coisa mudou, pode-se ver muito claramente que a crise atingiu a Europa em cheio. As vitrines com descontos são muitas , os mendigos vê-se a todo momento. Por certo no sul do Brasil, falo em especial de Santa Catarina, não se vê como os vi aqui. Com uma diferença peculiar, aqui eles bebem vinho e cerveja francesa. Pelo menos a dor de cabeça é menor.
Na foto acima, eu e meus novos amigos franceses. Claro que tive que deixar 2 euros para noite que caia. Conseguimos trocar idéias em três linguas, frances, espanhol e ingles, mas de um jeio meio "bebum".

Lee Jeans em Paris. E no Brasil?
















Uma marca que não se vê mais como se via antigamente no Brasil , a Lee, surpreende com uma loja muito bacana. Ambientada em um prédio medieval surpreende pelo layout do espaço, manequins e boas peças para os saudosos da marca.

Adidas e Diesel - Paris 29 agosto 2009






















Em Paris tudo chama a atenção. A arquitetura medieval, os cafés, as ruelas charmosas que surgem do nada. Porém, pode-se perceber que é a cidade onde acontecem também novidades como a que pude ver numa loja da Adidas, que lança a Adidas Conceito onde pode-se encontrar roupas fashion. Ainda uma parceria pra lá de inusitada e muito atraente com a Diesel.

Vigilância sanitária em Paris? Onde?


Sim, sim, eu sei, faz muito tempo que não atualizo , mas sabe como é, falta de tempo, preguiça , etc, etc. Pois bem agora tenho bons motives para faze-lo. Estamos em Paris! Como esse blog é direcionado ao marketing, vou tentar relacionar minhas percepções ao tema. Pois bem, a primeira coisa que percebo é que Paris não deve ter vigilância sanitária, “eca”. Sério. Se você pedir um crepe, um sanduíche, um pão, tenha certeza que receberá um pouquinho do que estava no dinheiro do cliente anterior, hahaha. E é assim na padaria , na sorveteria e por aí vai. O cara pega a comida com a mão te entrega e pega o dinheiro e (...) tudo normal. Mas tudo certo, afinal você está em Paris , eia mundão, eia! Mas o que isso tem haver com mkt? Tudo. Pois a coisa está em “Volto lá ou não? “ Essa foto é de uma feirinha próximo a Catedral de Notre Dame. Havia queijos deliciosos, mas em tempos de gripe H1N1, higiene zero.