segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MHL Comunicação: Macacos e Marcas

http://drauziovarella.ig.com.br/

Macacos e Marcas


Macacos e Marcas
Nos últimos anos , tudo o que tenho lido sobre marketing, invariavelmente o tema que se sobressai é relacionamento , palavra chave em construção de marcas. Pois bem, eu sou um sujeito que acredito piamente na lei da atração. Tudo atrai tudo. Eis que então chega até mim o livro Macacos, escrito por Dráuzio Varela em 2000. Mas você pode perguntar o que teria haver macacos com relacionamentos e com marketing, tema desse blog. De uma forma ou outra, todos temos uma percepção própria do significado de relacionamento, mas quando relacionado a marcas, o termo deve ser observado de forma mais reflexiva . Para isso uma boa é voltar um pouco na evolução da espécie humana.
No livro Macacos Varela fala do comportamento dos chimpanzés. Animais que apresentam mais de 98% de identidade genética com o homem e vivem em uma organização social complexa. Diferente de outros animais, não é necessariamente o mais forte que lidera um grupo, mas sim o que for capaz de formar o maior número de alianças. “Nas épocas em que o macho alfa perde a posição e a disputa por seu lugar fica indefinida entre os machos beta e gama, os pretendentes chegam a subir nas árvores mais apreciadas, colher os frutos e atirá-los para os companheiros do bando no chão.” Agora imaginemos esse conceito comportamental aplicado por uma empresa/marca a seus clientes e colaboradores. Transformar seus melhores frutos em valores reais e oferecer aos seus consumidores. Talvez seja realmente necessário subir em árvores, apanhar os frutos mais apreciados e oferecê-los ao público. Porém de forma constante e planejada. A essência humana não muda, mas seu ambiente vive em constante mutação, por isso a confiança se faz o maior valor que uma empresa/marca pode possuir e oferecer.

“Os chimpanzés e os homens são os únicos animais que se reúnem em bandos para matar seu semelhante premeditadamente.” Dráuzio Varella

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Escolha e Relacionamento





Há tempos O rei Salomão teve a chance de fazer um pedido, pediu sabedoria. É a sabedoria o mais precioso dos ativos que alguém possa ter. A sabedoria nos dá discernimento para fazermos as melhores escolhas. Relacionamento é sobre escolhas. Escolhemos com quem nos relacionamos a forma, os termos, o período. O sucesso do ser humano depende da sua capacidade de relacionamento.

Com marcas o texto é o mesmo, o discernimento continua sendo a chave para relacionamentos bem sucedidos com clientes, parceiros, fornecedores e todos os que estiverem envolvidos de alguma forma com a marca. O sucesso de uma marca vai depender da sua capacidade de gerenciar os relacionamentos. Não basta ter um produto excelente, uma bela logo marca, publicidade bonita, uma bela sede, para ser bem sucedida. Parafraseando Antônio Suárez Abreu (2004), “o verdadeiro sucesso da marca vai depender da habilidade em se relacionar, da capacidade de compreender e comunicar ideias e emoções”.

Em termos gerais estamos falando de como as empresas lidam com os consumidores e como os consumidores lidam com as empresas.



Case Espaço Fiat





A Espaço Fiat é uma concessionária Fiat sediada na cidade de Rio do Sul – SC. A empresa possui seis anos de existência. É líder de vendas no mercado do Alto Vale do Itajaí durante todos os anos de sua existência. Recentemente , em julho de 2008 , a empresa iniciou um projeto de mudança de nome e posicionamento do mesmo. Coube a MHL Comunicação a tarefa de criar e desenvolver o projeto através de campanhas publicitárias e ,a própria empresa através de programas de gestão, qualificação de pessoal e programas de atendimento e relacionamento com seus públicos.
O objetivo da comunicação veiculado na mídia foi mostrar aos públicos – interno e externo - a empresa como verdadeiramente ela é.
Inicialmente foi feito uma campanha interna para que os funcionários criassem o novo nome da concessionária. A participação foi maciça e após um período de dois meses o nome estava escolhido. E foram eles , os funcionários, os “garotos propaganda” que anunciaram o novo nome ao público externo.
Com propósito de seguir o objetivo de comunicação planejado, após três meses de anúncios do novo nome, deu-se sequência a campanhas informativas e institucionais como estratégia de posicionamento da marca.

Liderança
Além de ser líder no mercado de automóveis zero kilomentros, a Espaço tem , na sua liderança interna atributos essenciais necessários à esses tempos de mudanças. A empresa investe periodicamente em treinamento do seu pessoal e em programas de incentivo de produtividade e vendas, e ainda em eventos sociais internos para integração de todos os colaboradores. Em seu artigo intitulado “A forma que a liderança terá” , publicado na revista HSM Menagement , numero 72 janeiro-fevereiro 2009 - pg 77, Srikumar Rao, professor da London Business School , diz: “O líder bem sucedido do futuro é aquele que desenvolve sistemas para criar uma organização que domina uma profunda fidelidade de seus funcionários e dos outros que interagem coma empresa, como consumidores e fornecedores.”
A Espaço Fiat planeja-se para o futuro, entende que a adaptação para os novos tempos faz-se mais que necessária. Percebe o poder da geração “y” ( os nascidos na década de 1980) e prepara-se para absorver esse mercado.